
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), José Zuquim Nogueira, elogiou o discurso do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, pregando independência do Judiciário. Presente na posse, Zuquim acredita que o discurso de Fachin foi o que toda a magistratura queria ouvir.
“O Judiciário tem que ser um prestador de serviço à sociedade. Mas tem que ter independência. Me surpreendi muito com o discurso dele. E acho que foi coerente e ele falou aquilo que toda magistratura queria ouvir”, disse o presidente da Corte Estadual.
Zuquim esteve presente na posse juntamente com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Serly Marcondes Alves, que também prestigiou a posse de Fachin.
Leia também – TJ nega pedido de Emanuel e mantém CPI das fraudes fiscais
O presidente do TJMT também afirmou que participou da reunião do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) com o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP). No encontro os dirigentes dos Tribunais de Justiça dialogaram com o parlamentar sobre temas de interesse do Poder Judiciário, como orçamento, fortalecimento institucional e cooperação entre os poderes.
Porém, o principal assunto foi o debate sobre a reforma administrativa que tem pautado a política nacional, sobe alegação de que é preciso incluir o Judiciário na pauta, por conta da opinião pública em relação aos chamados penduricalhos para a magistratura. Outro ponto questionado é o fato dos membros do judiciário ter 60 dias de férias no ano.
“A nossa pauta, nossa defesa é nós fossemos ouvidos nesse debate sobre a reforma da administrativa que possivelmente vai ocorrer esse ano. E valeu à pena o diálogo. Ele surpreendeu todos nós e disse que está disposto a nos ouvir. E acho que nós vamos avançar muito nisso”, explicou o desembargador.

Faça um comentário