Vinícula aposta no conceito ateliê para ganhar mercado

Imagem

Ser diferente do que existe no mercado. Essa é a proposta da Vinuta, que nasceu do sonho de manter as raízes e tradições da família Bortoli vividas no Sul do Brasil. Localizada no tímido município de Veranópolis, interior do Rio Grande do Sul, a marca carrega o conceito Vino Atelier, que deixa os rótulos únicos como obras de arte.

 

“Mais do que produzir vinhos, a proposta é consolidar uma marca com identidade própria e visão contemporânea. Não se trata apenas de fazer vinho. Trata-se de criar algo que permaneça. A Vinuta carrega nossa história e, ao mesmo tempo, olha para o futuro”, afirma o empresário e fundador da Vinuta, Zéca Bortoli.

 

Leia também – Banco deve indenizar em R$ 10 mil idoso que teve descontos indevidos na aposentadoria

 

Natural de Veranópolis, Bortoli decidiu estruturar a vinícola no município onde nasceu e viveu da infância até a vida adulta. Para ele, permanecer na cidade vai além de manter endereço: é uma afirmação de origem e propósito.

 

“Eu poderia ter escolhido outro lugar, mas a Vinuta precisava nascer em Veranópolis. Foi nesta terra que aprendi o valor do trabalho e do tempo. Construir esse projeto é honrar minhas raízes e assumir a responsabilidade de deixar um legado para minha família e para a cidade”, afirma.

 

Hoje em Mato Grosso, estado que se tornou seu novo lar, Bortoli mantém no Sul as raízes do empreendimento e, no Centro-Oeste, a base de sua atuação empresarial, conectando tradição e expansão de mercado.

 

Estrutura planejada do zero

Se a origem do projeto está na tradição familiar, sua consolidação passa pela base técnica. Quando saiu do papel, o espaço físico ainda era apenas uma área vazia. A implantação da vinícola foi conduzida pelo enólogo Bruno Onsi, responsável por estruturar a unidade produtiva e definir os processos.

 

Hoje, a Vinuta conta com 2.000 m² de área fabril e capacidade atual de estocagem de 230 mil litros de vinho, estrutura que permite controle técnico rigoroso e planejamento de produção alinhado ao posicionamento da marca.

  Divulgação

 

Com uvas provenientes do Rio Grande do Sul e parreirais da região, a vinícola trabalha com 23 variedades selecionadas. O modelo rompe com a lógica tradicional de segmentação entre vinhos de entrada, reserva ou gran reserva.

 

“O conceito do Vino Atelier aposta em rótulos autorais, capazes de surpreender e despertar curiosidade. A ideia é não ser mais uma vinícola igual às outras. Queremos encantar, provocar o consumidor a abrir uma garrafa e viver a experiência”, destaca Onsi.

 

Seis rótulos marcam a estreia

A Vinuta chega ao mercado com seis rótulos que traduzem sua proposta autoral: Espumante Nature Vinuta Avant Premiere, Gran Malbec Vinuta 2023, Gran Marselan Vinuta 2022, Merlot Avant Premiere Vinuta 2021, Outrarte Vinuta 2022 e Pária Pinot Noir 2022.

 

O portfólio reúne diferentes perfis sensoriais e aposta no protagonismo individual de cada vinho, sem hierarquias comerciais tradicionais. A estratégia é posicionar a marca como um atelier, onde técnica e sensibilidade caminham lado a lado.

 

O site oficial funciona como vitrine da marca e já está disponível, reunindo informações sobre o projeto, os rótulos e o conceito do empreendimento: https://vinuta.com.br/.

Link da Matéria – via Gazeta Digital

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*