Unimed Cuiabá reforça benefícios da amamentação e oferece apoio às gestantes

Imagem

O mês de agosto é marcado pela conscientização e incentivo ao aleitamento materno. Intitulada de Agosto Dourado, a campanha teve início em um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1990, em Nova Iorque.

O objetivo desse encontro foi criar a Declaração de Innocenti, voltada para a amamentação, com o intuito de debater ações mundiais de conscientização. Hoje, a campanha tem relevância no Brasil e é fundamental para relembrar os diversos benefícios ao bebê, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

Assessoria

Outro ponto é que o aleitamento materno também oferece diversos benefícios para a saúde da mulher, tanto no período pós-parto quanto a longo prazo. Conforme dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), destacam-se a redução do risco de hemorragia pós-parto, a aceleração da recuperação do peso adquirido durante a gravidez, a diminuição da chance de desenvolver câncer de mama e ovário, e a redução do risco de doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Considerando a importância da mulher nesse processo de amamentação, a Unimed Cuiabá, por meio do Viver Bem, seu Núcleo de Medicina Preventiva, oferece apoio e orientação a gestantes, especialmente no que diz respeito ao aleitamento materno para suas beneficiárias, pelo Programa Mãe Coruja . Ele inclui minicursos, palestras e acompanhamento personalizado para preparar as futuras mães durante a gestação e nos primeiros meses após o parto.

O ginecologista Erleno Aquino, também diretor de Recursos Próprios da Unimed Cuiabá, destacou que o período gestacional é um momento importante da vida de uma mulher, pois muitas ficam mais sensíveis devido aos hormônios da gravidez.

“A mulher sofre com as mudanças do corpo e fica, muitas vezes, aflita pensando se conseguirá amamentar, precisando de apoio. O leite materno é rico e completo, sendo o único alimento necessário até os seis meses de vida da criança. Mas além de benefícios para as crianças, a amamentação pode reduzir muito as chances dessa mulher desenvolver doenças como câncer de mama e ovário, diabetes, além de doenças cardiovasculares”, explicou Erleno.

Segundo o médico, fatores hormonais e metabólicos ajudam a explicar essa proteção. A amamentação retarda a ovulação, reduzindo os níveis de estrogênio — hormônio que, em altas concentrações, pode favorecer o crescimento de células cancerígenas. Além disso, aumenta a sensibilidade à insulina, auxiliando no controle da glicemia e na prevenção do diabetes tipo 2.

Conforme o Ministério da Saúde, a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses e mantida, junto à introdução de alimentos saudáveis, até dois anos ou mais. Nesse período inicial, não há necessidade de chás, sucos ou outros leites. O leite materno continua sendo uma importante fonte de energia, proteínas e nutrientes, contribuindo também para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Benefícios para a mãe e o bebê

• Proteção contra doenças infantis: diarreia, infecções respiratórias e alergias;

• Redução do risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade;

• Para a mãe: recuperação do peso, redução do risco de hemorragia pós-parto, proteção contra câncer de mama, ovário e endométrio, além do fortalecimento do vínculo com o bebê.

Como funciona o Programa Mãe Coruja

A iniciativa oferece cuidado interdisciplinar às gestantes a partir do 2º trimestre de gestação até seis meses após o parto, para preparar, assessorar e incentivar o aleitamento materno exclusivo.

Atividades oferecidas:

• Curso preparatório para amamentação

• Assistência à amamentação (home bebê)

• Monitoramento do aleitamento materno

• “Papo de Mãe” – roda de conversa com especialistas

• “Trabalhar e ser Mãe” – orientações para conciliar amamentação e rotina profissional

• Oficina de Introdução Alimentar

• Telemonitoramento do aleitamento exclusivo até seis meses após a assessoria

Quem pode participar

Beneficiárias da Unimed Cuiabá com plano ativo e adimplente, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e participação nas atividades propostas.

Inscrições – Interessados em participar do Inspirar devem realizar sua inscrição CLICANDO AQUI .

Outras possibilidades são: receber encaminhamento do médico cooperado via sistema RES ou realizar a inscrição de forma presencial, no Espaço Viver Bem (Rua Comandante Costa, nº 2063 – Centro Sul – Edifício Comercial São Miguel Business Center), localizado ao lado do estacionamento do Hospital Unimed Cuiabá – telefone: (65) 3612-8800.

Link da Matéria – via RD News

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.