Prefeito vai fundir mais 2 pastas e diz que junção de Esporte, Cultura e Educação pode ser provisória – saiba

Imagem

Prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) deve promover uma nova fusão de secretarias na próxima semana. Durante o lançamento do projeto Aluno Presente, na EMEB Ministro Marcos Freire, na manhã desta quarta (3), Abilio revela que pretende unir as pastas de Turismo e Desenvolvimento Econômico com  a de Agricultura e Trabalho, que estão sob o comando de Fernando Medeiros e Vicente Falcão, respectivamente.

Ainda segundo o liberal, a fusão das secretarias de Educação, Cultura e Esporte e Lazer pode ser provisória e definição irá depender de como as coisas transcorrerão. “É um laboratório. Nós não sabemos se isso continua para o ano que vem, mas a gente vai fazer uma experiência esse ano”. Além destas três pastas, ele já uniu Mobilidade Urbana com a Segurança Pública.

“Quando a gente compatibiliza, ou seja, junta a parte sistêmica das secretarias, a gente acaba conseguindo reduzir despesas. O contrato, por exemplo, de fotocopiadora, contrato de veículos e tudo mais, passa a ser um contrato só. E aí a gente consegue encontrar o mais econômico, o mais eficiente. A gestão dos recursos acaba sendo mais econômica”.

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Conforme Abílio, a fusão das secretarias se faz necessária dentro da política de corte de gastos da sua gestão. Ele explica que as decisões estão sendo tomadas a partir da análise dos primeiros seis meses da administração e com o fim do estado de calamidade financeira.

 “No segundo semestre, a gente está fazendo cortes mais incisivos, mais diretos aos pontos que a gente precisa fazer. Como é que a gente faz? Todo mundo segue esse secretário, o prefeito vai ter uma mudança das taxas? Junta o orçamento, mas as funções são separadas”.

Questionado sobre o funcionamento das pastas, tendo em vista que os secretários serão mantidos nas pastas incorporadas, Abilio frisa que cada um seguirá tocando as suas respectivas atividades.

“O secretário de esporte, todo o assunto de esporte é só com o secretário de Esporte. Todo o assunto de cultura é só com o secretário de Cultura. E aí a educação é só com o secretário de Educação. O Jefferson, que é de esporte, ele não atende nenhum assunto de cultura e não atende nenhum assunto de educação. E o Amauri também não atende nenhum assunto de Cultura e nenhum assunto de Esporte”, destaca.

Entre na comunidade de WhatsApp do Rdnews e receba notícias em tempo real . (CLIQUE AQUI)

Link da Matéria – via RD News

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.