
A celebração do próximo dia 02, o “Dia de Finados” da Arquidiocese de Cuiabá já está sendo organizada pelos fiéis com missas realizadas em capelas nos cemitérios de Cuiabá. A data, que ocorre após o Dia de Todos os Santos, tem a tradição de visitar, meditar e rezar por aqueles que já se foram.
O arcebispo metropolitano, Dom Mário Antonio, celebrará a santa missa na capela do Cemitério da Piedade, às 9h30. As paróquias da Arquidiocese de Cuiabá também tem programação para o próximo dia 02. Na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, as celebrações serão às 6h30 e a solenidade de Todos os Santos às 18h30.
Leia também – Entenda origem da tradição de Halloween e confira filmes assustadores para a data
No Cemitério Bom Jesus, no Parque Cuiabá, as celebrações serão realizadas às 8h e às 16h. Em Várzea Grande a Santa Missa está marcada às 6h30 e às 18h30 na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Também haverá missas nos cemitérios 23 de Setembro e Costa Verde, às 7h. No Cemitério Souza Lima e Pai André, também em Várzea Grande, as celebrações serão às 9h. ÀS 16h os padres vão celebrar no Cemitério São Francisco, no centro da cidade.
A celebração, embora não seja um preceito para os membros da igreja, faz com que os católicos reflitam sobre sua própria morte, dediquem suas orações, piedosa e concretamente, diante daqueles que se foram, lembrando da vida que passa.
Indulgência Plenária
A indulgência nada mais é que a aplicação dos méritos dos grandes santos para o perdão das penas temporais que decorrem do pecado cometido por alguém. Isso é possível, segundo a fé católica, por conta da comunhão dos Santos no Corpo de Cristo, que é a Igreja.
Por ocasião da memória dos fiéis defuntos, a igreja concede a indulgência plenária a quem estiver em condições para lucrá-la pelas almas do purgatório. A Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina, de Sua Santidade o Papa Paulo VI, ressalta na norma 15 a importância da indulgência plenária, prática antiga da Igreja pela qual se garante o livramento de um ente do purgatório.
Para receber essa graça e possibilitar o fim da espera de um familiar no purgatório, alguns critérios precisam ser concluídos:
Detestar todos os pecados, inclusive os mais leves;
Ter realizado o sacramento da confissão recentemente;
Participar da Santa Missa e comungar com esta intenção;
Rezar pelo Papa ao menos um Pai-Nosso, uma Ave Maria e um Glória
Visitar o cemitério e rezar pelo falecido que deseja possibilitar esse fim de espera pelo céu.

Faça um comentário