
Em um ano marcado pelo calendário eleitoral, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) anunciou que não fará alterações e manterá as sessões ordinárias às quartas-feiras ao longo de 2026.
A decisão foi confirmada pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), que ressaltou a importância de manter o ritmo dos trabalhos apesar das campanhas, quando parlamentares costumam viajar e ser demandados por suas bases.
Russi enfatizou que a ALMT seguirá com sua agenda regular sem reduzir o número de sessões e que a tecnologia, por meio de sessões virtuais quando necessário, pode auxiliar na continuidade dos trabalhos sem prejuízo para a tramitação de proposições.
“2026 é um ano muito diferente, ano de eleição, os deputados acabam viajando bastante, sendo demandados pelas suas bases. Que seja um ano de trabalho e a Assembleia contribua para o estado. A tendência é que aconteça, como todo ano eleitoral, seja um calendário que avance rápido. Continuaremos com a mesma quantidade, não iremos diminuir, todas as sessões que precisarem ser feitas, estaremos aqui. Conseguimos fazer sessões virtuais, enfim, não há motivos para alterar calendário de sessões”, afirmou Russi em entrevista à imprensa esta semana.
Atualmente o parlamento conta com sessões sempre na quarta-feira. No ano passado, logo após assumir a vice-presidência da ALMT, o deputado Júlio Campos (União) chegou a defender a ampliação do número de sessões plenárias.
Na ocasião, ele argumentou que ampliar a agenda de sessões permitiria a discussão mais aprofundada de temas estratégicos e maior participação dos parlamentares no plenário, destacando que a rotina de apenas um dia de sessões semanais limitava os debates de matérias importantes. No entanto, o projeto não foi para frente.

Faça um comentário