O Cuiabá registrou a maior queda no número de sócios adimplentes entre todos os clubes das Séries A e B. Segundo levantamento feito pelo Gato Mestre, o Dourado despencou de cerca de 3.000 para apenas 148 associados ativos, chegando a uma perda impressionante de 95%.
Em 2024, o clube liderado pela família Dresch arrecadou cerca de R$ 1.626.578 com seu programa de sócios. Com as arquibancadas vazias em dias de jogos na Arena Pantanal, a expectativa, no entanto, é de que a receita deste ano tenha uma baixa bastante significativa nos cofres da cúpula auriverde.
AssCom Dourado
Segundo o radialista e pesquisador, Jenisson Bartniski, um dos motivos que justificam essa estatística negativa é o fato do Cuiabá ser rebaixado para a Série B, Apesar dos valores dos ingressos ser acessíveis, a torcida auriverde ainda não curtiu a ideia de acompanhar o time na segunda divisão do Brasileirão.
“Sem dúvidas, a queda para a Série B tem influência direta nesse cenário. A perda de visibilidade nacional e o distanciamento da elite do futebol brasileiro afetam diretamente o engajamento da torcida, principalmente em um contexto local como o de Cuiabá, onde muitos torcedores ainda dividem sua paixão entre o clube da cidade e os grandes times do eixo Rio-São Paulo. Durante a permanência na Série A, havia um interesse maior, inclusive por parte de torcedores de outros clubes, em ir à Arena Pantanal para ver de perto equipes que dificilmente jogariam aqui em outras circunstâncias.
“Além disso, a Série B, por mais competitiva que seja, possui menor apelo midiático, jogos com menor audiência e menos atrativos em geral. Isso tudo torna mais difícil mobilizar o torcedor ocasional, que precisa de estímulos concretos para se manter engajado”, explicou ao .
De acordo com Jenisson, o Cuiabá pouco fez para manter os sócios engajados após a queda para a Série B.
“Outro ponto é a ausência de um planejamento por parte do Cuiabá para lidar com esse novo momento. A queda era previsível, mas não houve uma estratégia clara de fidelização, comunicação ou de reformulação do programa de sócio-torcedor. A falta de ações voltadas à valorização do torcedor local, à identidade regional e à experiência nos jogos pode ter contribuído para esse esvaziamento”, pontuou.
Até o momento, o Cuiabá entrou em campo 21 vezes pela Série B, onde conquistou nove vitórias, quatro empates e sete derrotas, com 24 gols marcados e 22 sofridos. O aproveitamento de 51% da equipe auriverde é considerado positivo até aqui.
Vindo de vitória diante do Voltaço, o Cuiabá se reaproximou do G4 e agora se prepara para somar pontos longe de casa. O próximo desafio do Dourado será contra o Avaí, no domingo (10), às 16h (de Brasília), na Ressacada, pela 21º rodada do Campeonato Brasileiro.
Levantamento
O levantamento do Gato Mestre trouxe um ranking atualizado dos clubes brasileiros com maior número de sócios adimplentes em 2025, destacando os principais times que lideram a lista como Palmeiras, Internacional, Atlético-MG, Grêmio e Flamengo, que aparecem no topo com as melhores marcas de sócios-torcedores.
Espião Estatísco Entre na comunidade de WhatsApp do Rdnews e receba notícias em tempo real . (CLIQUE AQUI )
Faça um comentário