
Se depender dos 15 nomes mais lembrados na primeira rodada de pesquisas do Instituto Gazeta Dados na ’Princesinha do Paraguai’, Cáceres, a renovação na Câmara pode ficar acima em 80%.
Dos atuais vereadores, apenas 3 parlamentares que disputam a reeleição ficaram entre os mais citados para o Legislativo, que permanecerá com 15 cadeiras na próxima legislatura mesmo tendo uma população suficiente para 17 representantes.
Os vereadores Manga Rosa (PSB), Pastor Júnior (PL) e Marcos Ribeiro (PSD) são mencionadas para retornar à Câmara no próximo ano.
O mais lembrado por 4,97% dos entrevistados foi Danilo Caramujo Queijos Karol (PSD). A segunda mais lembrada é Professora Cláudia (Pode) com 3,78%. Em seguida por Nenê Pereira (MDB) 3,38%.
Depois aparece o vereador Manga Rosa (PSB) com 3,18%. Já Marcelo Landin (PRD), que deverá herdar os votos do seu parente, o vereador Luiz Landim (União), que disputa como vice-prefeito na chapa da prefeita Eliene Liberato (PSB).
Depois aparecem Jorge Augusto (PP) e Marcinho Lacerda (MDB), ambos com 1,79% cada. Logo depois aparecem os vereadores Pastor Júnior e Marcos Ribeiro com 1,39% cada. Também estão com 1,39% Alessandra Castilho (Republicanos), Rosinei Neves (PL), Ana Paula (PDT) e Valdeniria Dutra (PSB).
Fecha o “Top 15” Tiãozinho da Real Festas (PSDB) com 1,19% e Elis Enfermeira (PL) com 0,99%.
Outros parlamentares também são citados na lista com os 90 nomes mais lembrados pelos eleitores cacerenses.
O universo de indecisos e que não responderam é muito considerável com 38,57% dos eleitores que disseram que ainda não sabem em quem votar para vereador, o que reforça a tese de que o resultado desta amostragem serve apenas como termômetro para medir o cenário de momento, não assegurando eleição deste ou daquele candidato. Além disso, um grupo de 0,40% disse que votará nulo ou branco.
Gazeta Dados
A pesquisa foi realizada entre 17 a 19 de setembro e ouviu 600 pessoas de forma presencial. A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional de Cáceres. Foram feitos questionários em 27 bairros.
A margem de erro é de 3,96 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o no MT-03633/2024.

Faça um comentário