Comércio de Cuiabá e VG pode abrir as portas neste domingo; saiba regras

Imagem

Neste domingo, 12 de outubro, data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças, o comércio de Cuiabá e Várzea Grande está autorizado a abrir as portas, conforme informações da Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT.

Procon/MS

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre a Fecomércio-MT, sindicatos patronais e laborais, o pagamento das horas trabalhadas neste feriado deve ser em dobro, incluindo a remuneração dos profissionais comissionados. “ É um dia relevante para o comércio e os serviços, com diversos segmentos sendo beneficiados, como os de brinquedos, roupas, calçados, alimentação e eletrônicos” Destaca o presidente da Fecomércio, José Wenceslau Jr

O funcionamento do comércio de rua poderá ocorrer das 8h às 18h, conforme decisão de cada empregador. Já os shoppings centers poderão funcionar até as 20h, respeitando o limite de 10 horas diárias. As praças de alimentação dos shoppings, por sua vez, poderão operar das 11h às 22h.

A Fecomércio-MT orienta que as empresas solicitem uma declaração ao sindicato de sua categoria profissional, que deve ser afixada no quadro de avisos do estabelecimento. Esse documento também autoriza o funcionamento nos demais feriados previstos nas convenções coletivas.

Para os demais municípios do estado, os lojistas devem seguir as determinações específicas de suas Convenções Coletivas de Trabalho, que definem as regras para o funcionamento em feriados. Já no setor público, apenas os serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, terão expediente.

Expectativa de movimento

Com a coincidência das comemorações religiosas e do Dia das Crianças, o feriado deve aquecer o comércio em todo o estado. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), 44,5% dos consumidores mato-grossenses pretendem realizar compras na data, o que deve injetar cerca de R$ 331 milhões na economia estadual.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a importância da abertura das lojas neste período.

“É um dia relevante para o comércio e os serviços, com diversos segmentos sendo beneficiados, como os de brinquedos, roupas, calçados, alimentação e eletrônicos”, afirmou.

Entre os presentes mais procurados estão brinquedos, roupas e calçados (29,65%), além de aparelhos eletrónicos, como celulares e tablets (3,54%). Cerca de 9,73% dos entrevistados ainda não decidiram o que comprar.Entre na comunidade de WhatsApp do Rdnews e receba notícias em tempo real . (CLIQUE AQUI )

Link da Matéria – via RD News

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*