Acordo garante direitos a 48 trabalhadores da limpeza urbana de VG

Imagem

Um acordo homologado no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), na terça-feira (10), vai garantir verbas trabalhistas à 48 trabalhadores da limpeza urbana de Várzea Grande. Os valores são decorrentes da demissão em massa de trabalhadores da Eletroconstro.

 

Leia também – Jovem é assassinado em casa; vizinhos encontram o corpo

 

A empresa prestava serviços de limpeza urbana em Várzea Grande até setembro de 2025, quando foi rompido o contrato pela prefeitura.

 

Uma das beneficiadas foi Doraci de SOusa, 63, que varre as ruas do município há 10 anos. Durante a audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), ela estampava um sorriso no rosto.

 

Desde setembro do último ano, Doraci e outros 47 trabalhadores aguardam o dinheiro da rescisão. Agora, além das verbas trabalhistas, eles receberão a liberação das guias para saque do FGTS e para entrada no seguro-desemprego.

 

Os acordos foram firmados entre trabalhadores, empresa, Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana, Limpeza Pública, Áreas Verdes e Ambiental do Estado de Mato Grosso (Sindilimp-MT) e a Prefeitura de Várzea Grande.

 

Em recuperação judicial desde 2024, a Eletroconstro responde a diversos processos trabalhistas em tramitação. Em razão de condenações já existentes, houve retenção de créditos pela Prefeitura de Várzea Grande, que responde de forma subsidiária pelas obrigações trabalhistas da empresa. Os valores foram direcionados ao pagamento dos trabalhadores, tornando viável a negociação.

 

A construção do acordo contou com a atuação do Sindilimp-MT, que deu início às tratativas com a empresa e a Prefeitura. Para a advogada da instituição, Maria Eduarda Calegara, o acordo pôs fim a um ciclo difícil para os trabalhadores.

 

“É um alívio para muitos deles. Além das verbas rescisórias, eles terão acesso às guias do seguro-desemprego e à liberação do FGTS. Isso traz dignidade e tranquilidade para seguir em frente”, afirmou. 

Link da Matéria – via Gazeta Digital

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*