Vereadora reforça campanha e alerta para respeito e responsabilidade no Carnaval

Imagem

A vereadora de Várzea Grande Rosy Prado (UNIÃO), presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres na Câmara, reforçou o alerta contra a importunação sexual durante o período de Carnaval e destacou a importância do respeito e da responsabilidade na folia.

 

Segundo a parlamentar, o Carnaval é um espaço de liberdade e alegria, onde todos devem poder dançar, beijar, rir, se divertir e celebrar sem medo. No entanto, a realidade ainda impõe um cenário preocupante para muitas mulheres. Pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada em 2025, aponta que 45% das mulheres entrevistadas afirmaram ter sofrido importunação sexual durante o Carnaval.

 

Leia também – Maioria dos parlamentares é contra fim da escala 6×1

  

Rosy destaca que é fundamental fortalecer a campanha “Não é Não”, lembrando que qualquer abordagem sem consentimento é violência. “O Carnaval é o lugar onde todo mundo deveria poder ser livre. Mas, para muitas mulheres, a festa ainda vem acompanhada de medo. Precisamos mudar essa realidade com informação, conscientização e atitude”, afirmou.

 

A vereadora também chamou atenção para a responsabilidade no trânsito e o respeito às escolhas individuais.

“Neste Carnaval, curta a folia com responsabilidade. Respeitar uns aos outros é fundamental. Isso inclui o trânsito. Por isso, se beber, não dirija. E lembre-se: não é não. Há outros e outras que preferem o descanso ou o retiro espiritual. Neste caso, descanse o coração e seja feliz. Um abraço da sua vereadora e amiga, Rose Prado.”

 

Rosy Prado reforça que o poder público, a sociedade e os organizadores de eventos precisam atuar de forma conjunta para garantir um Carnaval mais seguro, inclusivo e respeitoso para todos.

Link da Matéria – via Gazeta Digital

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*