Há 71 anos Mato Grosso era palco do maior terremoto já registrado no país

Imagem

Mato Grosso recorda os 71 anos do maior terremoto da história do Brasil. Ocupando o topo do ranking nacional, o sismo de magnitude 6,2 ocorreu em 1955, na região da Serra do Tombador, no Norte do estado. Na época, por ser uma área pouco povoada, o tremor foi sentido por poucas pessoas e não houve registros de grandes danos.

 

No dia do evento histórico, 31 de janeiro, a única estação sismográfica do país, localizada no Observatório Nacional (RJ), estava fora de operação. O registro só foi possível graças a um barógrafo do Observatório Dom Bosco, em Cuiabá, além de quase cem estações ao redor do mundo que captaram as ondas e permitiram calcular o epicentro aproximado.

 

Leia também – Estupro foi cometido com aparato estadual, diz MP sobre investigador preso em Sorriso

 

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) explica que este recorde considera apenas sismos “intraplacas”, que ocorrem no interior das placas tectônicas, sendo o tipo mais comum no território brasileiro. Isso exclui tremores de origem andina sentidos na região Norte do país, que, apesar de fortes, não são tecnicamente brasileiros.

 

Atividade em 2026
Mato Grosso continua sendo uma área sismicamente ativa. Somente em 2025, o estado registrou nove abalos, segundo o Centro de Sismologia da USP. O mais forte deles foi sentido em Poconé, no dia 1º de março, com magnitude 4,4.

 

O movimento da terra persiste em 2026. No último dia 20 de janeiro, um sismo de magnitude 2,1 foi registrado próximo ao município de Barão de Melgaço, reforçando o monitoramento constante das autoridades sobre a geologia mato-grossense.

Link da Matéria – via Gazeta Digital

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*