Conheça os modernos caças utilizados pelos EUA nos ataques à Venezuela

Imagem

O F-35A Lightning II é a variante de decolagem e pouso convencionais (CTOL) da avançada família de caças de quinta geração F-35 Joint Strike Fighter (JSF), projetada para a Força Aérea dos Estados Unidos e seus aliados como um caça furtivo e multifuncional.

 

Sua capacidade de fusão de sensores, guerra eletrônica e inteligência é considerada excepcional e substitui jatos mais antigos por uma plataforma única e altamente integrada para missões ar-ar, ataque e ataque ao solo.

 

Leia também – 2026 é um ano de grandes transformações; agora ou nunca

 

Fabricado pela Lockheed Martin, oferece máxima velocidade de 19756.8 km/h (Mach 1,6), longo alcance, carga útil significativa e integra operações aéreas, terrestres, marítimas, espaciais e cibernéticas, atuando como um “central” de dados para as forças modernas.

 

O F-35A é o mais recente caça de quinta geração da Força Aérea dos EUA. Ele substituirá a frota obsoleta de F-16 Fighting Falcons e A-10 Thunderbolt II da Força Aérea dos EUA, a qual foram as principais aeronaves de combate por mais de 20 anos, e trará consigo uma capacidade aprimorada de sobreviver no ambiente de ameaças avançadas para o qual foi projetado.

 

Com seu desempenho aerodinâmico e aviônica integrada avançada, o F-35A proporcionará furtividade de última geração, consciência situacional aprimorada e vulnerabilidade reduzida para os Estados Unidos e nações aliadas.

 

Principais características
– Stealth: Design que evita a detecção por radar para aumentar as chances de sobrevivência.
– Multiuso: Excelente em superioridade aérea, ataque, guerra eletrônica e ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento).
– Sensores avançados: Conjunto de sensores robusto para fusão de dados e consciência situacional.
Conectividade: Reúne, processa e compartilha dados para fortalecer as forças conjuntas.
– Motor: Turbofan Pratt & Whitney F135 único.

 

Variantes

– F-35A. Decolagem/pouso convencional (CTOL) para a Força Aérea.
– F-35B: Aeronave de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) para fuzileiros navais.
– F-35C: Variante embarcada (CATOBAR) para a Marinha.

 

Há duas semanas os caças F-35A Joint Strike Fighters da 158ª Ala de Caça da Guarda Nacional Aérea de Vermont desembarcaram na antiga base naval de Roosevelt Roads, em Porto Rico, intensificando a presença no Caribe, indicando uma forte intenção do governo do presidente Donald Trump de escalar as ações contra o país sul-americano.

 

Outro modelo de aeronave que já estava operacional na região é o Os caças F/A-18F Super Hornet, da Marinha Americana.

 

Esses caças foram identificados pelas plataformas de monitoramento de voos no início de dezembro sobrevoando parte do Golfo da Venezuela. Os Super Hornet voavam acompanhados de caças Growler, uma versão avançada do Super Hornet para guerra eletrônica.

Link da Matéria – via Gazeta Digital

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*