Conselho da OAB-MT acata recurso e nega contestações; 21 advogados na disputa

Imagem

O Conselho Federal da OAB-MT, formado por 45 membros titulares, deferiu o recurso da advogada Dione Francisca Maranhão de Queiroz Almeida, permitindo que ela concorra à vaga na lista sêxtupla destinada à advocacia no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional. O recurso foi votado nesta sexta-feira (10), momentos antes da lista sêxtupla para a vaga de desembargador.

Além do recurso de Dione, o Conselho também votou as impugnações em cima das inscrições das advogadas Angeliza Neiverth Segura, Jamille Clara Alves Adamezyk e Rosana Laura de Castro Farias Ramires, todas, consideradas improcedentes. Fotomontagem

As advogadas Dione Francisca Maranhão de Queiroz Almeida, Angeliza Neiverth Segura, Jamille Clara Alves Adamezyk e Rosana Laura de Castro Farias Ramires

As três representações foram protocoladas pela advogada Daniela Marques Echeverria, apontando supostas falhas nas inscrições, contudo, não foram aceitas pelo Conselho. Em meio à críticas, Daniela negou que as representações tenham sido usadas como instrumento para “ganhar no tapetão”.

Com a confirmação da inscrição de Dione e a negativa pelas três impugnações, 21 advogados participarão da disputa, sendo que esta é a primeira vez na história da OAB-MT em que o número de mulheres supera o de homens na corrida por uma vaga no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), sendo 12 mulheres e 9 homens – veja o quadro abaixo:

Arte: Annie Souza

Como já informado pelo , os advogados Rodrigo Bressane e Oswaldo Cardoso anunciaram que desistiram de concorrer à vaga na lista sêxtupla. A lista sêxtupla será definida em eleição nesta sexta. Cada candidato, por sorteio de ordem, terá 3 minutos para a apresentação pessoal e mais 3 minutos para responder às perguntas feitas pela banca. Ao fim das arguições de todos os candidatos, começará a votação.

A escolha será atribuída aos conselheiros seccionais titulares e, pela segunda vez consecutiva, respeitará a paridade de gêneros, ou seja, serão destacados três nomes de advogados e três de advogadas. Entre os favoritos estão Ricardo Almeida, Sebastião Monteiro, Dauto Passare, Helmut Daltro e Juliana Zaffino.

O resultado será dado imediatamente após a votação em sistema virtual. Depois, a lista será remetida ao Tribunal de Justiça para que o Pleno vote e forme a lista tríplice que será encaminhada ao governador Mauro Mendes (União Brasil), a quem cabe a decisão final para indicar o substituto do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou em junho do ano passado após completar 75 anos de idade.

Link da Matéria – via RD News

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.