Mesmo caindo em pleno domingo, o feriado de 7 de Setembro não vai parar totalmente Cuiabá e Várzea Grande. O comércio pode abrir as portas na data, mas os empresários precisam seguir as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada entre a Fecomércio-MT e os sindicatos da categoria.
Divulgação/Fecomércio
Para funcionar, as empresas devem solicitar junto ao sindicato uma declaração que deve ficar fixada no quadro de avisos da loja. Esse documento vale também para os outros feriados em que a abertura é autorizada nos dois municípios.
Quem decidir abrir precisa ficar atento: o pagamento do dia deve ser feito em dobro, incluindo as comissões sobre as vendas. Esse valor deve ser quitado junto com o fechamento da folha mensal.
Nos shoppings, a regra também vale. As lojas podem abrir das 14h às 20h, enquanto as praças de alimentação terão funcionamento estendido, das 11h às 22h.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, lembra que os empresários podem procurar a entidade para confirmar em qual categoria a empresa se enquadra e solicitar a Declaração de Funcionamento. O atendimento é feito pelo telefone (65) 3648-1400.
Já no interior do estado, cada município segue o que está previsto em sua própria Convenção Coletiva de Trabalho.
No setor público, apenas os serviços considerados essenciais – como saúde e segurança – terão expediente no feriado.Entre na comunidade de WhatsApp do Rdnews e receba notícias em tempo real . (CLIQUE AQUI )
Faça um comentário