Feira Cultural do Japão volta a Cuiabá após 10 anos com atrações e artesanato

Imagem

A Feira Cultural do Japão será realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, no Museu do Rio, em Cuiabá, marcando a retomada de um dos maiores eventos culturais da capital. A iniciativa é organizada pela Associação Nipo-Brasileira de Cuiabá e Várzea Grande, com coordenação de Rafael Yonekubo e apoio da Prefeitura, Assembleia Legislativa, Secel e patrocinadores.

Emanoele Daiane

O festival, que teve quatro edições entre 2012 e 2015 e chegou a reunir 120 mil pessoas em uma única edição, retorna em formato reduzido para reacender a tradição. A programação conta com praça gastronômica com 16 operações, sendo 12 voltadas à culinária japonesa e coreana, além de opções variadas como batata recheada, hambúrguer e espetinho. Haverá também 20 estandes de bazar e artesanato, unindo a cultura oriental e artistas locais.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, a feira no Museu do Rio será uma prévia do Festival do Japão, que acontecerá no Parque Novo Mato Grosso em 2026. A última edição foi realizada em 2016.

“Será o lançamento do evento, que está previsto para acontecer em grande escala no próximo ano, no Parque Novo Mato Grosso. A proposta foi discutida com o vereador Rafael Yonekubo, ainda durante seu mandato na Câmara Municipal. Recebemos a Associação Cultural Nipo-Brasileira, responsável pela organização, e a programação da feira, com produtos típicos e atrações culturais, ocorrerá em setembro”, afirmou o secretário.

Durante o evento, as famílias cuiabanas, turistas e fãs da cultura pop japonesa poderão aproveitar 15 bancas com opções de gastronomia típica. A programação inclui apresentações de taiko (tambores japoneses), danças tradicionais, cerimônia do chá, concurso de cosplay, desfiles, artes marciais, além de artesanato, produtos orientais e um palco com shows musicais e apresentações de karaokê. Entre as atrações, destacam-se: show do cantor Joe Hirata.

Segundo o governador Mauro Mendes, a edição deste ano abre caminho para que, em 2026, o Festival do Japão retorne em grande estilo, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais de Mato Grosso.

De acordo com o coordenador do evento, Rafael Yonekubo, a entrada será solidária: 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite.

Entre na comunidade de WhatsApp do Rdnews e receba notícias em tempo real . (CLIQUE AQUI)

Link da Matéria – via RD News

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.